AC HOME: Identificando erros

AC HOME: Identificando erros

Risco à vida devido a choque elétrico

Existe um risco de choque elétrico quando se trabalha na instalação elétrica da caixa de carregamento EV. Todos os trabalhos que exijam a abertura da caixa de carregamento EV só podem ser efetuados por um eletricista.

Além disso, observe a documentação da caixa de carregamento EV (instruções de montagem e manual de operação). Você pode baixar os documentos no catálogo de produtos.

Há duas categorias de erro para a caixa de carregamento AC HOME EV: você pode identificar erros não críticos pelo LED de status, que estará continuamente aceso em vermelho. O LED de status piscará em vermelho, por outro lado, no caso de erros críticos.

Na maioria dos casos, um erro não crítico pode ser corrigido com as etapas a seguir.

  • FICHA AC HOME: Desconecte o veículo da caixa de carregamento EV e, em seguida, reconecte-o.
  • SOQUETE AC HOME: Desconecte o cabo de carregamento do veículo e da caixa de carregamento EV e, em seguida, conecte tudo novamente.

Um erro crítico indica um defeito. A caixa de carregamento EV deve ser reiniciada para redefinir um erro crítico.

Leitura da descrição do erro

Pré-requisito: você precisará de um adaptador serial USB (como DSD TECH. SH-U11) e do software Ferramenta de Configuração da caixa de carregamento AC-Home EV para ler a descrição do erro. O software pode ser baixado do catálogo de produtos Weidmüller. Sempre verifique se você está usando a versão mais recente do software. O software foi testado com o Microsoft Edge e Opera.

Certifique-se de que a caixa de carregamento EV esteja desligada e tenha potencial zero.

  • Desmonte a caixa de carregamento EV da placa de montagem.
  • Remova a tampa no nível de conexão.
  • Conecte seu notebook à caixa de carregamento EV conectando o adaptador serial USB à placa de montagem com RS485 -/A no pino R1 e RS485 +/B no pino R2. Certifique-se de conectar A e B, mas não RX e TX.
  • Montar a caixa de carregamento EV mais uma vez e ligá-la.
  • Inicie a ferramenta de configuração em seu navegador. Se ocorrerem problemas, altere o navegador.
  • Confirme o aviso de isenção de responsabilidade.
  • Selecione a porta COM.

Para identificar a porta correta, desconecte brevemente o adaptador serial USB e conecte-o novamente. Enquanto isso, observe qual porta desaparece brevemente na lista de portas disponíveis. Se uma porta não desaparecer, isso significa que o driver não está instalado corretamente. Conclua uma atualização do Windows ou entre em contato com o fabricante do adaptador serial USB para instalar os drivers de dispositivo.

Se a conexão não for concluída imediatamente, pode ser que as conexões A e B sejam revertidas. Altere as conexões no adaptador serial USB e tente novamente:

Quando a porta correta estiver definida, as informações na caixa de carregamento EV serão exibidas na ferramenta de configuração na página de status.

  • Role para baixo até a lista de erros.

Todos os erros ativos são designados com um ponto vermelho.

Histórico de erros

A partir da versão 2.0.0 do firmware, até 96 erros são salvos no histórico de erros. Você pode rastrear facilmente uma sequência de eventos no histórico de erros.

Para abrir o histórico de erros, clique em Mostrar histórico de erros abaixo da lista de erros.

Uma nova guia, Histórico de erros, se abrirá e exibirá o histórico de erros.

Cada coluna reflete um erro, e o último erro é exibido na extrema esquerda. Role para o lado para exibir todo o histórico de erros.

O número ao lado dos detalhes do erro individual é um contador de 16 bits que é aceito de entrada para entrada. Quando um contador aumenta, uma entrada é acionada no histórico de erros e o contador em questão é realçado em vermelho.

Marcas verdes na seção Geral indicam reinicializações concluídas. O tempo de operação é salvo em milissegundos em um contador de 32 bits.

O erro de subtensão ocorre ocasionalmente e não é incomum. Ocorre quando a caixa de carregamento EV é desligada e a tensão na fonte de alimentação cai tão lentamente que esse evento ainda pode ser salvo como um erro.

Os seguintes erros não críticos podem ser exibidos:

CP inválidoA comunicação com o veículo é interrompida, ou o veículo está no status D (ventilação) ou F (erro).
PP inválidoHá um problema com o cabo de carregamento que estava conectado.
Fechar BloqueioHá um problema com a trava no acionador.
Corrente de falha DCO sensor de corrente residual DC foi disparado.
SubtensãoA tensão de alimentação interna está muito baixa.
SobretensãoA tensão de alimentação interna está muito alta.
Sem NFCNenhuma comunicação NFC com o módulo NFC é interrompida.
Erro de FlashA comunicação com a memória de configuração foi possível no início e agora está interrompida.

Há um código piscando para cada erro crítico acima da versão 2.1.0 do firmware.

bloquearDesbloquear1x flash
1x pausa
Parece haver um problema com a trava no atuador.
bloquearFiação2x flash
1x pausa
Parece haver um problema com a trava no atuador.
c230estáFrio3x flash
1x pausa
O contactor não fecha.
c230estáQuente4x flash
1x pausa
O contator não abre.
c12estáFrio5x flash
1x pausa
O contactor não fecha.
c12estáQuente6x flash
1x pausa
O contator não abre.
FalhaGeralrcd7x flash
1x pausa
Parece haver um problema com o sensor de corrente residual DC.
FalhadeAutotestercd8x flash
1x pausa
O sensor de corrente residual DC não está conectado ou está defeituoso.
flashNãoDetectado9x flash
1x pausa
Não é possível ler a memória de configuração.
Fusívelpwr10x flash
1x pausa
O fusível eletrônico da tensão de 12 V caiu.
bloquearFusível11x flash
1x pausa
O fusível eletrônico do atuador disparou.
ppConectado12x flash
1x pausa
PP é um sinal que pode não estar presente na variante Ficha (com cabo fixo). Se esse erro ocorrer com uma variante de soquete (com soquete), há um problema com a configuração.
ConfigIrrecuperável14x flash
1x pausa
Não é possível ler a configuração.