Alta velocidade com HighPower

A transmissão de energia nos trens de alta velocidade Velaro® D da Siemens aproveita os conectores HighPower da Weidmüller. Esse sistema possui uma construção modular, fios crimpados de modo eficaz e conexões conectáveis - tudo isso o torna uma excelente opção para um aplicativo de transporte tão exigente.

Alta velocidade com HighPower

Os trens de alta velocidade Velaro® já estão em uso em Espanha, na China e na Rússia. Os trens estão destinados a velocidades reais de 320 km/h. Um trem Velaro® sem modificações já viaja à velocidade recorde mundial de 458 km/h, tornando-o o mais rápido trem em produção em série de todos os tempos.

Mas essas velocidades só podem ser alcançadas porque trens como o Velaro® já não empregam o motor em uma locomotiva. Em vez disso, o motor é posicionado sobre os eixos de acionamento para aceleração. Portanto, o foco já não está somente na locomotiva, já que os sistemas e os subsistemas eletrônicos estão incorporados e distribuídos em todo o trem. É necessária uma grande variedade de conexões de cabos de longa distância para transmitir sinais eficazes em todos esses sistemas. Uma dessas conexões é feita pelo conector RockStar® HighPower da Weidmüller. Esse produto foi especialmente desenvolvido para aplicativos de alta corrente que envolvem cabos de alimentação de motores, freios de corrente parasita e cruzamentos de vagões de trens. O sistema pode ser conectado para que seja rápido e fácil trocar componentes durante o trabalho de manutenção.

Desenvolvimento de um produto inovador para transmissão de energia conectável

O sistema RockStar® HighPower da Weidmüller oferece componentes completamente novos e individualmente adaptados. Eles fornecem uma solução inovadora de produto para transmissão de energia conectável em aplicativos de transporte. O sistema consiste em contatos de um crimp inteiro, capas isoladoras, quadros porta-inserção e uma estrutura de alumínio fundido composta por várias partes.

"O contato crimp sem manutenção que usamos tem a vantagem de que você pode estabelecer uma conexão permanente com a ajuda de uma ferramenta padrão", explica o Gestor de Produto da Weidmüller, Jürgen Beymann. "A conexão é mantida de forma confiável mesmo quando exposta a vibrações fortes, não se perdendo parcialmente." A capa isoladora feita a partir do isolamento PA66 de alta qualidade protege eficazmente a conexão. Esse material é certificado para a ferrovia e consta da UL.

Conseguimos desenvolver uma solução alternativa inteligente para nossos conectores de HighPower. Usamos um empanque de cabos especialmente desenvolvido para o conector e estamos garantindo compatibilidade eletromagnética através de uma conexão de blindagem interna. Garante-se uma conexão permanentemente segura.

Jürgen Beymann, Weidmüller

O RockStar® HighPower é um sistema de conector modular de alta corrente desenvolvido especialmente para aplicativos de transporte exigentes

Uma conexão continuamente confiável

Para fabricantes de ferrovia como a Siemens, a compatibilidade eletromagnética (EMC) de um dispositivo é extremamente importante porque garante operações sem interferência. "Conseguimos desenvolver uma solução alternativa inteligente para nossos conectores HighPower", afirma Jürgen Beymann. "Usamos um empanque de cabos especialmente desenvolvido para o conector e estamos garantindo compatibilidade eletromagnética através de uma conexão de blindagem interna. Garante-se uma conexão permanentemente segura.

A fiação é visível durante todo o fluxo de trabalho

Devido à sua modularidade, o conector HighPower pode ser montado de acordo com os requisitos do usuário individual. Uma vantagem oferecida pela construção da ficha Weidmüller é que o progresso da fiação fica visível até o final do processo. As inserções mantidas em um quadro de suporte são conectadas a uma placa de montagem que é aparafusada ao corpo da estrutura.

A estrutura de alumínio fundido de várias partes foi especialmente projetada para o RockStar® HighPower e possui proteção IP 68/IP69K. A estrutura é altamente resistente a choques e à corrosão. Mesmo que uma pedra tivesse impacto e causasse danos enquanto o Verlaro® D viajava a altas velocidades, o conector inteiro não precisaria ser substituído devido ao design modular. Só seria necessário substituir a estrutura danificada.

A estrutura é extremamente estável, e ao mesmo tempo é cuidadosamente contornada. As paredes são mais finas do que as estruturas permanentes (fundidas a frio) comparáveis. O conector de alta potência tem um peso mínimo e um tamanho compacto, de modo que faz o melhor uso do espaço disponível e acrescenta apenas uma carga mínima ao trem.

Prático - até ao menor detalhe

Os suportes de montagem de aço inox que são aparafusados à estrutura não são do hardware padrão - foram projetados de forma personalizada para atender aos requisitos da Siemens. "Desenvolvemos um suporte de montagem especial para uso no Verlaro® D que pode ser facilmente instalado em uma posição de sobrecarga", explica Jürgen Beymann de Weidmüller. "Os recortes de guias especiais no suporte permitem que sejam facilmente anexados às inserções."

Todas essas funções são adicionadas para tornar o novo conector HighPower da Weidmüller um produto em que cada detalhe de design se concentra na valorização. Ao usar esse conector, o usuário final beneficia de uma maior produtividade durante a instalação e manutenção dos sistemas Siemens. Portanto, o Velaro® D e o HighPower podem viajar juntos a alta velocidade.

Para uma fonte de alimentação ininterrupta no trem Velaro® D, a Weidmüller desenvolveu uma solução de conectividade específica para aplicativos

Uma solução de conectividade em um espaço apertado

A Siemens Mobility também estava procurando uma fonte de alimentação ininterrupta para todos os oito vagões em seu trem Velaro® D. Eles buscavam uma solução para conectar com segurança os cabos de alimentação média com até 4 kV que fosse eficiente e, o mais importante, compacta. A fim de implementar estas ligações no menor espaço possível, a Weidmüller projetou o seu terminal compacto WFF 185 de dois pinos para que possa transportar 4 kV.

Inspirados em uma idéia do Gestor Principal de Contas, Hans-Jürgen Kern, os engenheiros da Weidmüller projetaram uma construção especial com partições posicionadas entre os terminais de pinos. Os terminais também precisavam ser presos a um painel de isolamento para garantir que pudessem transportar 4 kV.

Os painéis especialmente processados anexados aos terminais de pino WFF devem executar duas funções. Em primeiro lugar, os anexos do terminal e o suporte de montagem estão separados entre si para que fiquem isolados um do outro com segurança. Em segundo lugar, o painel deve suportar cargas mecânicas e garantir que haja uma conexão resistente a vibrações entre os terminais de pinos e o suporte de montagem. Os trilhos são colocados em um espaço de instalação compacto, localizado nas duas extremidades de cada vagão. O suporte de montagem é um fator importante para estabelecer uma conexão rápida e fácil para essa solução de conectividade.

Redução inteligente de variantes

O WFF 185 - com uma largura de 3,5 cm - é muito menor que os terminais de pinos padrão normalmente usados para transmissões de 4 kV. Mas não foi apenas a compactação desta solução que convenceu a Siemens Mobility. O fabricante do trem também conseguiu reduzir o número de variantes de terminal de pinos e variantes de terminais de cabos que eles precisam para conectar os cabos de alimentação média. Os trilhos WFF-185 da Weidmüller foram escolhidos como a solução de conectividade para os cabos 110-V e 4-kV no Velaro® D.

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